Software Livre não nasce em árvores

Já faz algum tempo que tenho pensado em debater um texto sobre o termo "comunidade" como vem se empregado hoje no mundo do chamado software livre. Alguns companheiros ao receberem esta postagem podem refletir do que já conversamos e são testemunhas do que estou afirmando.
No entanto, o mundo é de compartilhamento, não podemos ficar inventando a roda, deparo-me com este texto do companheiro Jomar Silva (diretor do capitulo nacional da ODF Alliance). Surpreendente algumas citações do texto que já faz algum tempo tenho feito incursões sobre o que significa nossa soberania em tecnologia. Vejamos as palavras do Jomar:

"Tamanha foi nossa aceitação do papel de colonizados, que no final da década de 90 não era raro encontrar universidades que ao invés de lecionar Sistemas Operacionais, lecionavam Windows NT, ou trocavam Banco de Dados Relacionais por Oracle ou DB2 e por aí seguia a carruagem. Fui aluno em uma dessas (que aliás é uma universidade de renome e destaque em São Paulo). Me lembro que fui voto vencido quando fui debater este assunto com a coordenação do curso, pois para eles importava ensinar o que o mercado cobrava?. Pior do que ser voto vencido entre os coordenadores e mestres do curso, foi ter sido voto vencido entre meus colegas de turma, pois a imensa maioria deles estava tão acostumada com o fato de ter tudo mastigado nas mãos, que não se importava em não dominar de fato a tecnologia ou entender o que acontecia debaixo do capô. Estavam mais preocupados em colocar no curriculum o que aprenderam na faculdade. Amém !"

leia o texto completo em:http://migre.me/4JBI9

ACarlosMelo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s