oportunismo ou grilo falantes?

Estou plenamente solidário a luta dos bombeiros do Rio de Janeiro em defesa de melhores condições de vida e principalmente de salários.
Depois do ciclo da ditadura militar (e que muitos ainda sentem saudades) a abertura política e econômica da "nova república" vivemos um ciclo vertiginoso de lutas em defesa dos direitos dos trabalhadores, seja eles de qualquer categoria, inclusive militares.
As campanhas salariais são os momentos de tensão entre capital X trabalho. Lamentamos que ainda tenhamos uma parcela de trabalhadores não sindicalizados que só usufruem das conquistas, neste caso, é preciso separar o joio do trigo, haja vista que há nesta categoria de não sindicalizados aqueles que só enxergam defeitos nos sindicalistas, nos sindicatos, nos partidos, nas associações civis, nas ONG’s, nas igrejas, ou seja, nada absolutamente presta para esta parcela minoritária que parasita nesta parcela de trabalhadores não sindicalizados, portanto! não estou me referindo a todos.
Voltando a exemplar luta dos bombeiros/RJ que é dirigida por sua Associação de classe, perguntamos: Quantos são sindicalizados? Qual o percentual de grevistas? Qual o percentual de solidariedade aos mais de 400 bombeiros presos a mando do governador do estado do Rio de Janeiro?
Um mestre num curso de formação política nos chamou atenção para separarmos sindicalizados dos não sindicalizados nas categorias profissionais. Lembrou que há oportunismo em ambos os lados. Além disso, fez questão de frisar que entre os não sindicalizados deve haver a luta permanente dos sindicatos em conquistar mentes e corações destes trabalhadores tendo como resultado prático a ampliação da consciência política e fortalecimento da sindicalização no Brasil.
Aquela parcela minoritária que me referi em atenção ao que o mestre nos ensinou no curso de formação, ele os caracterizou de "grilos falantes", gritam muito com os defeitos, gritam alto com os defeitos…somente isso. Não se mobilizam, são alienados. Mas qual será a opinião desta parcela minoritária sobre a greve dos bombeiros/RJ?
Aos grilos falantes ia esquecendo que o mestre os aconselhou: se não gostam de seu sindicato, criem um igualzinho aos seus pensamentos. Isso se estende a todas as outras entidades de classe que mencionamos acima.
Viva os bombeiro do Brasil.

foto Celso Pupo/fotoarena

ACarlosMelo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s