FORUM PERMANENTE TVC Jornal impresso pode acabar no Brasil em 2027 – 04/02/2011 –

04/02/2011 –
Revista Bula –
Por
Euler de Fran Bel

Jornal impresso pode acabar no Brasil em 2027

O site Future Exploration Network (FEN), que auxilia grandes organizações a obter insights sobre o futuro e desenvolver estratégias que criem vantagens competitivas, elaborou um gráfico, baseado em estimativas e tendências atuais, que aponta para o fim do jornal impresso no mundo. Nos Estados Unidos, para ficar apenas num país, mais de 2 mil jornais foram fechados desde o advento da internet. Pátria do mais rico jornalismo do mundo, os Estados Unidos criaram, há pouco, um museu da imprensa.

Segundo o FEN, o primeiro país a abolir o jornal no formato impresso será os Estados Unidos, em 2017, seguido por Inglaterra, 2019, Canada e Noruega, em 2020. Para o Brasil as previsões do fim dos impressos s para o ano de 2027. O crescimento da tecnologia móvel e o baixo custo da operacionalizao, que contrasta com os valores elevados dos jornais impressos, são os principais fatores que ressaltam essa tendência.

Será que o jornal impresso vai ficar como o disco de vinil? Não se sabe. O que se sabe (a tendência) é que quem sobreviver sairá com pequenas tiragens, para distribuição gratuita ou para assinantes privilegiados. Mesmo agora, ninguém, que não seja insano, aposta mais em grandes tiragens impressas.

Na semana passada, saíam os dados do IVC indicando que a Folha de S. Paulo não é mais o jornal de maior circulação do país. O primeiro lugar é do Supernoticias, um jornal popularesco, como o “Daqui”. Não  há comparação entre os dois a Folha é infinitamente superior. Mas é uma tendência os jornais populares ganharem espaços e os jornais mais sofisticados se tornarem menores, pelo menos na forma impressa.

Clique aqui [ http://bit.ly/asaeeQ ] [ http://futureexploration.net/Newspaper_Extinction_Timeline.pdf ] para ter acesso ao dados completos do infográfico.

http://www.revistabula.com/posts/colunistas/jornal-impresso-pode-acabar-no-brasil-em-2027

__._,_.___
| atrav de email | Responder atrav da web | Adicionar um novo tico
Mensagens neste tico (1)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s