Lei eleitoral ou eleitoral é a lei

Viver de trocadilhos pode ser um bom recurso quando se tenta explicar o óbvio ou confundir o não óbvio.

A atual câmara dos deputados está provando de seu próprio veneno. Em primeiro lugar por ter se submetido a uma falsa pressão e ter aprovado a lei do ficha limpa, mas os resultados são controversos, estamos presenciando na mídia um troca-troca de deputados em função de votos validados ou invalidados. Um determinado deputaddo amanhece eleito e empossado, a tarde já foi substituído por outro deputado ficha suja que não teve seus votos computados e estava com seus pendentes.

Para completar essa loucura de uma lei eleitoral que caducou definitivamente temos uma pendência no pomposo STF, que é o seguinte: Uma ação do DEM pretende que os deputados que assumiram cargos, etc… o suplente do partido assuma a titularidade. Todas as eleições anteriores e até hoje de tarde os suplentes das coligações na ordem dos mais votados, de fato e de direito eram quem assumiam as titularidades.

Mas o DEM quer mudar as regras das eleições, e pasmem! a musa do supremo e festejada com a Ministra mais coerente em defesa do ficha limpa (ministra Carmem Lúcia) bagunçou esse coreto dando liminares para suplentes do DEM.

O engraçado que a Ministra em seu parecer afirma: “não cabe as coligações preencherem as vagas de suplentes, pois as alianças são sazonais, ou seja, só servem para formar as chamadas coligações temporárias”. Em outras palavras, para aquele exato momento elitoral.

Que coisa louca, se as coligações são momentâneas e significam apenas circunstâncias eleitorais, não seria melhor extirpar de vez as coligações?

Eu bem que não acredito muito nas musas, já não acredito nem mesmo nessa justiça lenta, ultrapassada e atrapalhada como do Supremo Tribunal Federal – STF.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s