A mãe águia sob os olhares do planeta

Dia 20 de janeiro do ano de 2008, Barak Obama assume o comando da nação mãe águia dos Estados Únidos da América. Um discurso eivado dos conhecidos jargões produzidos nas democracias republicanas: esperança, venceremos de novo, não escondemos nossos princípios, uma América amiga e de paz para todos e um dos que mais nos chamaram atenção: voltaremos a liderar o mundo.
Pode ser um reconhecimento do primeiro lider negro que a política belicista americana está aruinada, fracassou em duas grandes guerras e responsável direto por mortes de muitos inocentes, uma econômia sem a pujança que tanto orgulhou os americanos, multinacionais recorrendo ao Estado para manter-se de pé em nome da salvação capitalista. O mundo é verdade parou para ver e ouvir o discurso de Obama, os americanos e muitos de tantas outras nações estão convencidos que a paz está logo alí na esquina.
Uma multidão de rostos americanos nos chama atenção como se fosse um grande ato de mobilização para protejer e salvar a mãe águia. Quem sabe tantos outros rostos no mundo podem simbolizar que as aparências da democracia participativa pode representa a mudança, a esperança.
Obama não se fez de rogado, falou em revolução pacifista e democrática atribuída a milhões que lhe confiaram a direção, milhares de passageiros que moveram o céu e a terra para depositar o sufrágio universal.
Mais quantos filmes, quantas cenas na vida imaginária e na vida real temos movido corações e mentes acreditando que as democracias participativas, o voto universal são a salvação para as grandes crises invertendo a lógica do mundo capitalista?
Não posso pensar só em mim que dirijo o automovel, preciso pensar no passageiro, penso não só no fenômeno das massas americanas neste dia 20, mas nos ensinamento de Brecht.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s